quarta-feira, 28 de julho de 2010

Azeites: Virgem X Extra virgem


Os azeites virgem, tem acidez de até 2%, com sabor menos acentuado que o extravirgem e um pouco mais adocicado. Os azeites virgens que não passam pelo teste de qualidade são mandados para o refino.

Já os azeites extravirgem, tem sabor intenso e é o mais puro dos tipos de azeite, com acidez menor que 1%. É o extravirgem que tem a maior cncentração de antioxidantes. O ideal é usá-lo sem levá-lo ao fogo, ou seja cru.

Confira esta receita

Azeite aromatizado
- 6 dentes de alho
- 1 colher (sopa) de orégano
- 4 pimentas dedo de moça
- 50 folhas de louro
- 1 galho de alecrim
- 1 litro de azeite (dependendo do tamanho do vidro)

Modo de Preparo

Num vidro próprio, coloque os dentes de alho, o orégano, a pimenta dedo de moça lavada e seca, as folhas de louro, o galho de alecrim e complete o vidro com o azeite. Tampe bem e guarde em local escuro e fresco. Vale por 2 meses. Para o preparo do azeite aromatizado
1ª etapa- os recipientes e os utensílios no processo de aromatização devem estar bem limpos. O mesmo deve acontecer com as ervas aromáticas e especiarias. Só assim você conseguirá um azeite com sabor agradável e tempo de duração maior. Caso contrário eles estragarão com facilidade.
2ª etapa- uma boa forma de limpar as impurezas é levar as ervas ao microondas por 20 segundos sobre uma folha de papel absorvente. Deixe esfriar e comece a trabalhar.
3ª etapa- use recipientes de vidro porque permitem a visualização das ervas e especiarias, tornando até objetos de decoração.
4ª etapa- os recipientes herméticos são os mais indicados para conservação do azeite. Se utilizar rolha de cortiça pressione muito bem para que ela não ceda á entrada de bactérias. Armazene num local escuro e fresco.
5ª etapa- as ervas, depois de lavadas e secas, podem ser ligeiramente esmagadas para melhor liberarem as suas essências.

Bom Apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário